Ter uma piscina em casa é garantia de lazer e alívio durante as épocas de calor. Elas têm se tornado cada vez mais comuns nos quintais de casa, e muito além da diversão trazem diversas dúvidas sobre como fazer a sua manutenção, que é cheia de detalhes. Um dos momentos que mais geram dúvidas é quando nos deparamos com o tom da água esverdeado. Se você já passou por essa situação ou quer se prevenir para não encontrar a piscina com a água verde, acompanhe o passo a passo que elaboramos.
Por que a água da piscina fica verde?
A água fica com o tom esverdeado devido a proliferação de microrganismos e algas que são trazidos com o vento e as chuvas. Se a piscina não recebe o tratamento adequado, o ambiente se torna propício para a multiplicação desses organismos.
O que fazer para evitar?
Para evitar que a água da piscina fique verde é necessário criar uma rotina de cuidados. Com algumas atitudes simples, você evita esse problema.
- Diariamente remova as sujeiras que caem na superfície da água, como folhas e insetos, com a ajuda da peneira.
- A água deve ser filtrada diariamente. Além de purificar, o movimento constante da água ajuda a evitar a proliferação de organismos.
- Monitore o pH e a quantidade de cloro na água: Para manter a água sempre limpa, os níveis recomendados são: o pH entre 7,2 e 7,6, a alcalinidade entre 80 e 120 ppm, e o residual de cloro entre 1,0 e 3,0 p.-p.-m.
Como limpar a água da piscina?
As recomendações acima são para prevenir que a piscina fique com a água verde. Se no seu caso ela já está suja, você encontra o passo a passo para reverter essa situação, logo abaixo
Passo a passo:
- Verifique se a a areia do filtro da piscina continua eficiente. A areia deve ser trocada a cada 2 anos, para que o filtro funcione normalmente. Caso ainda esteja dentro do prazo, procure um especialista para ajudar nesta avaliação.
- Retire o excesso de sujeira, como folhas e insetos, que estiver boiando na água, com a ajuda de uma peneira.
- Utilize o teste do tipo fita para medir a alcalinidade e pH da água. Provavelmente os resultados serão diferentes do padrão (pH entre 7,2 e 7,6, e alcalinidade entre 80 e 120 ppm). Neste caso, utilize produtos que corrijam a alcalinidade e o pH.
- Chegou o momento de aplicar o cloro. Utilize uma fita teste para identificar a quantidade de cloro livre, que é a quantidade misturada com outras substâncias. Se o resultado for menor que 1 ppm, adicione uma proporção de 4 g a cada 1.000 litros, fazendo a adição até que o equilíbrio fique entre 1 e 3 ppm.
- Com a ajuda de uma escova de nylon e a aplicação de um produto algicida, escove bem as paredes e o piso da piscina. Isso é importante para retirar algas que estão grudadas nas paredes.
Com esses passos, é possível recuperar a sua piscina e aproveitar a melhor parte do verão!
Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!
Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!