Com a virada da estação, as roupas de inverno saem do fundo do armário e as mais leves vão ficar escondidinhas por um tempo.
Nesta hora é preciso lembrar que peças guardadas por muito tempo podem acabar gerando mofo.
O tempo, umidade e poeira são os principais fatores responsáveis pelo bolor indesejado nas roupas e os inimigos a serem combatidos para evitar o surgimento do mofo no guarda-roupas.
Para evitar essa dorzinha de cabeça, existem alguns truques caseiros fáceis de aplicar no dia a dia.
É sempre bom realizar a limpeza do armário de tempos em tempos, retirando as peças do armário e colocando-as num ambiente arejado.
Durante este processo, deixe as portas do armário abertas, para garantir uma boa ventilação no móvel.
Limpar o guarda-roupas com uma combinação de água e vinagre branco ajuda a evitar fungos e remover manchas de mofo que possam estar surgindo na madeira.
Após a limpeza, guarde um pote contendo bicarbonato de sódio, gesso ou cal em um canto do armário. Estes produtos ajudam a conter a umidade no interior de seu guarda-roupas.
É recomendável que o pote seja trocado a cada seis meses. Pedaços de giz também podem ser usados para este propósito.
Outro truque que, além de reduzir as chances de mofo no armário, ainda deixa o interior de seu móvel com um aroma agradável,
são sachês de cravo-da-índia: basta colocar os cravos dentro de uma bolsinha de tecido fino e fechá-la com uma fita, sempre renovando o sachê a cada 3 meses.
Claro que entre tantas receitas caseiras, não podemos nos esquecer dos produtos vendidos em lojas e supermercados. Pastilhas antimofo sempre são ótimas ajudantes no combate ao problema.
Tomando estes pequenos cuidados, a chance de ser pego de surpresa pelo mofo diminui bastante.
Mas por garantia, na hora que chegar a próxima estação e você tiver que retirar suas roupas guardadas do armário, deixe as peças tomarem um pouco de sol e ar livre antes de usá-las novamente.