Saiba como a organização em casa auxilia sua saúde mental

Você sabia que o lugar onde vivemos pode ter influência direta sobre o nosso humor? Confira algumas dicas para manter a casa e a mente organizadas.

Por Rafaela Lopes

Em 09 de setembro de 2025 às 15h18

Mais do que um espaço onde moramos, a nossa casa é onde descansamos e podemos ser nós mesmos! Por ser parte de nossa vida, ela tem o poder de refletir e informar aos outros quem somos de verdade. 

Não somente isso, a forma como uma casa é organizada, além de dizer muito sobre quem mora ali, também pode ter influência direta nos sentimentos de seus donos. Por exemplo: uma casa organizada e bem cuidada traz a calmaria necessária para o dia a dia. 

Por outro lado, ambientes desorganizados ou poluídos visualmente podem aumentar o estresse e gerar aquele cansaço mental, que muitas vezes nem sabemos de onde vem.

Quer entender melhor como a organização pessoal do nosso lar pode afetar diretamente a nossa saúde mental? Separamos alguns pontos importantes e dicas que vão ajudar quem deseja ter uma transformação pessoal, começando por dentro de casa. Confira:

A desorganização em casa pode estar estressando você

Após um dia corrido e estressante no trabalho, muitas pessoas esperam relaxar no conforto de sua casa. Entretanto, em alguns casos, o estresse não alivia nem mesmo dentro do nosso lar e isso pode estar ligado à organização!

Alguns objetos deixados fora de lugar, como pilhas de roupas e louça suja na pia, podem causar um sentimento de “desorganização mental”.

Um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin apontou que pessoas que descrevem suas casas como “bagunçadas” ou “cheias de coisas por fazer” apresentam níveis mais altos de cortisol, o temido hormônio do estresse.

Com isso, esse acúmulo de tarefas deixa de ser algo apenas físico, mas passa a se tornar também psicológico, deixando nossa mente inquieta, cansada e sem espaço para descansar.

Arrumar a casa também é autocuidado

Nesse sentido, arrumar a nossa casa vai além de “colocar as coisas no lugar”. Essa também se torna uma forma de autocuidado! Quando sua casa está limpa e organizada, você também se sente "limpo e organizado".

Há, inclusive, artigos que falam sobre como os espaços influenciam o cérebro e como isso pode ser terapêutico, com estudos que são chamados de neuroarquitetura. 

É por esse motivo que simples ações no dia a dia, como arrumar a cama ou limpar os móveis, diminuem a sensação de sobrecarga mental. 

Essas atitudes servem como “gatilhos visuais” que indicam para o cérebro que o ambiente está seguro, e, portanto, é possível relaxar.

Mãos à obra para organizar a casa: 4 maneiras simples de seguir

1. Encontre um espaço para ser só seu

Separe um lugar em casa para ser “seu”. Pode ser um canto com almofadas, livros ou até algumas plantas. Ter um local preparado para pausar, respirar ou simplesmente tomar um chá ajuda a sinalizar ao corpo e à mente que é hora de relaxar.

2. Crie alguns rituais

Trocar de roupa ao chegar em casa, tomar um banho relaxante, acender uma vela ou colocar uma playlist tranquila são atitudes simples que ajudam o cérebro a entender que o dia finalmente terminou.

3. Aposte no “menos é mais”

Ambientes com muita informação visual costumam causar um grande cansaço mental. Para manter a mente tranquila, deixe à vista apenas as coisas que são utilizadas com frequência ou objetos que tragam algum tipo de conforto, por exemplo, fotos de familiares ou plantas.

4. Organize pensando em você

Mais importante do que agradar quem vem de fora, é agradar você mesmo. Mesmo que não seja o esperado por outras pessoas, não há problema em arrumar a casa de um jeito que funcione para você. Lembre-se de que o lar é seu!

Transforme sua casa para também se transformar

As pequenas mudanças no ambiente onde vivemos também têm um grande poder de trazer transformações pessoais. É por isso que uma rotina de cuidado com o lar também se torna uma rotina de cuidados com a mente.

Ou seja, pense no processo de organização como um momento de reconexão consigo mesmo ao avaliar o que deve ficar, o que pode ir embora, o que precisa de mais atenção. Essas ações também podem ser feitas com nossas emoções.

E quando o ambiente se torna um aliado, sobra mais energia para o que realmente importa: viver o dia com mais leveza.

Gostou desse artigo? Existem algumas outras técnicas para o seu bem-estar, em que podemos nos aprofundar no tema que ensina a criar um ambiente relaxante para dormir melhor ou mostrar uma rotina da manhã com 15 minutinhos que fazem toda a diferença.

Assim como sua casa merece cuidado, sua mente também. Reprodução: Internet

Compartilhe:

Quer saber mais sobre as franquias da Maria Brasileira?

SEJA UM FRANQUEADO

Essa publicação ajudou você?

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.

Mais artigos relacionados a e Saúde e Bem-Estar

Transforme seu lar: pequenas mudanças que aumentam seu bem-estar

Menos bagunça, mais leveza: saiba como a organização reduz o estresse

Limpeza e maternidade: estratégias para manter a casa em ordem sem se sobrecarregar

Checklist da faxina: você sabe quais são os lugares com mais germes na casa?

Menos alergias, mais energia: como as plantas transformam seu bem-estar

15 minutos, 7 dicas: a fórmula matinal que todo mundo deveria conhecer

Rotina agitada? Aprenda a desacelerar o corpo e a mente para dormir bem!

Ambientes limpos: aliados no combate a alergias e doenças respiratórias

Como criar um ambiente relaxante para dormir melhor