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Entenda se vale a pena investir em uma franquia de limpeza

Uma franquia de limpeza é uma das melhores alternativas para quem deseja abrir o próprio negócio.

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Por Rafaela Lopes

Em 13 de janeiro de 2025 às 09h54

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Imagem principal para o artigo Entenda se vale a pena investir em uma franquia de limpeza da Maria Brasileira

Nem todo mundo considera investir em uma franquia de limpeza, já que muitos investidores se perguntam se realmente vale a pena apostar em um negócio desse segmento.

Essa é uma pergunta legítima, afinal, na hora de fazer investimentos e empreender, é importante se cercar de todos os cuidados possíveis para minimizar os riscos.

Mas já podemos adiantar que as franquias do segmento de limpeza são uma ótima escolha para quem está planejando entrar no franchising.

Para esclarecer ainda mais esse assunto, preparamos este artigo para mostrar como está o segmento de limpeza no Brasil.

Continue lendo e descubra se investir em uma franquia de limpeza traz lucro e se compensa abrir seu próprio negócio.


Como está o segmento de limpeza no Brasil?

O segmento de limpeza faz parte do setor de serviços e, aqui no Brasil, esse segmento é muito forte.

O setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento consistente entre 2023 e 2024, consolidando-se como um dos protagonistas da economia nacional.

Em junho de 2024, o volume de serviços cresceu 1,7% em relação a maio, atingindo o ponto mais alto desde 2012. o volume de serviços cresceu 1,7% em relação a maio, atingindo o ponto mais alto desde 2012.

Quando olhamos para o segmento de limpeza de forma isolada, percebemos números ainda melhores.

Para você ter uma ideia, em 2023, de acordo com a ABIPLA, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional,as vendas de produtos de limpeza em nosso país cresceram 5,6%, atingindo um faturamento de US$7,5 bilhões.

As perspectivas são muito boas, visto que até 2027 a previsão é de que o consumo desse tipo de produto cresça 35%.

Mas não é somente o setor de vendas que apresenta números positivos, pois no mercado de limpeza profissional acontece o mesmo.

De acordo com a Abralimp, Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, esse ramo movimenta mais de R$100 bilhões todos os anos.

Apenas a prestação de serviços alcança uma movimentação de R$36,7 bilhões, ou seja, o segmento de limpeza, em qualquer uma das suas variantes, é uma excelente opção de investimento para quem quer abrir um negócio.


Abrir uma franquia de limpeza realmente traz lucro?

Os números que apresentamos no tópico que você acabou de ler mostram que o segmento de limpeza alcança um faturamento bilionário todos os anos.

Além disso, ele continua crescendo, o que demonstra que as empresas e os empreendedores desse setor estão gerando receitas positivas.

O segmento de limpeza gera lucros por causa do tipo de solução que entrega para o público.

Afinal, trata-se de um serviço de primeira necessidade, assim como alimentação e saúde, logo, ele não pode ser descartado.

Não podemos esquecer, também, que estamos falando de um segmento que atende a um público muito diverso.

A limpeza é necessária em qualquer ambiente, ou seja, alcança as residências, o comércio, escritórios, instituições de ensino, estabelecimentos de saúde, prédios públicos, indústrias e tudo mais que você puder imaginar.

Sendo assim, há várias oportunidades para abrir uma empresa ou ter uma franquia de limpeza.

Outro detalhe que garante o alto faturamento desse segmento é o fato de ter demanda recorrente.

Isso porque não se trata de um serviço que será realizado uma vez apenas, afinal realizar a limpeza de um ambiente é algo que precisa acontecer de forma constante.

Portanto, o cliente desse segmento vai contratar os serviços diversas vezes.

Sendo assim, o retorno do investimento vai acontecer e é possível alcançar um faturamento bem atrativo.


Compensa ter uma franquia de limpeza?

Ao longo do texto, deu para notar que não restam dúvidas de que o segmento de limpeza é realmente bom para quem deseja abrir o próprio negócio, certo?

No entanto, pensando de forma específica em uma franquia de limpeza, será que esse modelo também compensa também?

A resposta é sim! E talvez você tenha ainda mais vantagens em ser um franqueado do que se começasse a sua empresa a partir do zero. Confira os principais benefícios:

Modelo de negócio testado

As franquias oferecem modelos de negócio que já foram validados no mercado, o que reduz significativamente os riscos.

Suporte contínuo

Franqueadoras fornecem suporte na gestão, marketing e jurídico, ajudando o franqueado a operar com sucesso.

Reconhecimento de marca

Adquirir uma marca já conhecida facilita atrair clientes e conquistar mercado rapidamente.

Demanda recorrente

Serviços de limpeza são essenciais e têm demanda recorrente, garantindo fluxo contínuo de trabalho.

Diversidade de clientes

A limpeza é necessária em diversos ambientes, como residências, escritórios e instituições, ampliando as oportunidades de negócio.

Potencial de crescimento

O setor de limpeza está em ampla expansão, proporcionando um ambiente favorável para novos empreendimentos.

Investimento inicial acessível

Muitas franquias de limpeza, como microfranquias, exigem um investimento inicial menor, tornando-as acessíveis a mais empreendedores.

Treinamento e capacitação

As franqueadoras oferecem treinamento inicial e contínuo, capacitando o franqueado e sua equipe.


Franquia de limpeza: vale a pena investir na Maria Brasileira?

É por esses e outros fatores que a Maria Brasileira vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

A marca é uma rede de franquias do segmento de limpeza que já tem unidades espalhadas em todo o Brasil.

Por esse motivo, ter uma unidade da Maria Brasileira pode ser um excelente investimento para você.

Não somente por causa do setor aquecido, mas pelo sistema de trabalho da empresa.

Afinal, a Maria Brasileira já tem um modelo de negócio testado e validado e ainda oferece uma série de vantagens para quem deseja empreender.

Os franqueados Maria Brasileira dispõem de suporte na gestão da unidade, suporte jurídico e também de marketing, ou seja, recebem apoio desde o início para implementar a sua unidade com total sucesso.

Além disso, a Maria Brasileira ainda se enquadra no modelo de microfranquia, atendendo de forma satisfatória aos empreendedores que desejam começar com um orçamento mais enxuto, e aqueles que querem abrir uma franquia de limpeza em cidades menores.

O investimento inicial é pequeno e as possibilidades de ganho são muito amplas, isso porque você se tornará franqueado de uma marca consolidada e que já foi premiada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Conclusão

Depois de todas essas informações que apresentamos, você já não deve ter mais dúvidas de que uma franquia de limpeza de fato vale a pena investir.

Se você decidir entrar nesse segmento, não se esqueça de que a Maria Brasileira é líder no segmento de franquias de limpeza e está aqui para oferecer todo o suporte que precisa para você abrir a sua unidade, estruturar o seu negócio e alcançar um bom faturamento.

Para saber mais sobre o sistema de franquia da Maria Brasileira, acesse o site para conferir outras informações e receba a nossa apresentação com mais detalhes.

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