Faxina emocional: limpe sua casa e transforme sua mente
Conheça os principais benefícios da faxina e entenda como esse simples ato pode transformar seu dia a dia e até melhorar a qualidade do seu sono!
Em 30 de setembro de 2025 às 07h00
Clique e navegue pelo artigo:
Nesse artigo você encontra:
Por mais que seja uma obrigação que muitos não gostem, faxinar a casa pode ser um momento prazeroso em nossa rotina.
Afinal, o ato de manter a casa limpa não trata apenas retirar a sujeira que a gente vê, pode ser também um momento especial de reconexão consigo mesmo.
Esse processo é chamado de faxina emocional e vem ganhando destaque como uma prática terapêutica acessível e eficaz.
Vamos entender melhor como a limpeza da casa pode refletir no seu bem-estar psicológico? Saiba como adotar hábitos saudáveis durante a faxina!
O que é faxina emocional e por que ela é importante?
A faxina emocional é a prática de usar momentos de limpeza e organização da casa como momentos de autoconhecimento. Afinal, a ligação entre mente e ambiente é algo estudado pela psicologia e pela neurociência.
Por isso, quando você vive em espaços bagunçados, seu estresse e ansiedade podem aumentar. Enquanto isso, um ambiente limpo e acolhedor ajuda a trazer foco, calma e sensação de controle sobre a própria vida.
A limpeza da casa pode influenciar o emocional
Um ambiente bagunçado não afeta só a aparência, ele mexe diretamente com o nosso cérebro. Isso porque o excesso de estímulos visuais, como sujeira e desordem, eleva os níveis de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”.
Por outro lado, a faxina, mesmo sendo uma atividade física leve, estimula a liberação de endorfinas, os hormônios que trazem sensação de bem-estar. Toda movimentação é válida!
Além disso, o ato de limpar também pode funcionar como um processo terapêutico. Ao limpar a casa, jogar fora objetos e deixar a luz do sol entrar, você também pode utilizar disso como um “limpa” em sua mente, como uma renovação.
4 dicas para transformar sua faxina em um ritual de autocuidado
- O pré também é importante: antes de iniciar a limpeza, respire fundo e defina um propósito, o que você quer limpar e como isso vai ajudar a manter a casa organizada.
- Use a música certa: coloque uma playlist que combine com o momento. A música ajuda a criar ritmo e torna a faxina mais divertida, inclusive para quem tem filhos.
- Desapegue: ao se deparar com objetos antigos, se pergunte se ainda faz sentido ter eles.
- Dê alguns toques finais: após a faxina, acenda uma vela, borrife um aromatizador, deixe a casa arejada. Essas ações podem ajudar a finalizar e manter a casa cheirosa e organizada.
Quais são os benefícios da faxina?
Sensação de controle e autonomia
Limpar a casa pode ser um dos poucos momentos do dia em que sentimos total domínio sobre algo. Escolher por onde começar, o que manter e o que descartar devolve a sensação de controle.
Redução de ansiedade e estresse
Ambientes desorganizados geram estímulos visuais constantes e sobrecarregam o nosso cérebro, podendo nos deixar irritados. Já um espaço limpo transmite a sensação de segurança e calma.
Além disso, o movimento físico da faxina ajuda a liberar possíveis tensões acumuladas e isso pode funcionar como uma forma de meditação ativa, trazendo calma para a nossa mente.
Melhora da qualidade do sono
Dormir em um ambiente limpo e arrumado contribui para uma noite tranquila. A ausência de estímulos visuais e o frescor criam um espaço de relaxamento para nosso corpo e mente.
E se eu não gostar de limpar a casa?
Faxina emocional não precisa seguir um modelo rígido, afinal é para ser algo prazeroso.
Então, você pode adaptar essa prática à sua rotina, começando por pequenas ações: organize uma gaveta, arrume uma prateleira ou dê atenção a um cantinho esquecido.
Se a motivação faltar, tente envolver pessoas que também moram na sua casa e transforme a faxina em um momento leve. Caso esteja interessado, separamos algumas dicas que vão te ajudar a criar uma rotina familiar em casa.
Além disso, você pode chamar a Maria Brasileira para deixar sua casa sempre limpa e organizada!