À beira do burnout: publicitário transforma o desespero em empreendedorismo

Conheça a história de um publicitário que, cansado da exaustão do mercado, decidiu investir seu dinheiro e se tornou um multifranqueado home office!

Por Rafaela Lopes

Em 27 de junho de 2025 às 15h34

Um primeiro contato com o universo do franchising

Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado, Ralphe teve seu primeiro contato com o universo das franquias ainda na faculdade.

Durante as aulas, aprendeu sobre o modelo de franchising e se interessou pelo assunto, mas, naquele momento, parecia algo muito distante da sua realidade.

Ele não imaginava que um dia empreenderia, pois nunca passou por sua cabeça ser franqueado ou abrir seu próprio negócio. Até que a sua vida deu uma reviravolta!

A virada durante a pandemia

Durante a pandemia, Ralphe foi obrigado a trabalhar presencialmente e gastava mais de uma hora no trajeto até seu local de trabalho.

Foi aí que começou a perceber a falta de qualidade de vida e despertou o interesse em trabalhar em casa, em modelo home office.

O mercado foi se tornando exaustivo, já não atendia financeiramente e exigia horas excessivas de dedicação.

À beira de um burnout, ele começou a considerar o empreendedorismo como uma saída.

Conheça os sinais de burnout que você não deve ignorar!

A jornada de planejamento e investimento

Ralphe passou a investir dinheiro, estudar conteúdos sobre finanças e entendeu que, se quisesse mudar sua realidade, precisava começar a investir de forma inteligente. Começou a planejar. Começou a agir.

Esse é, inclusive, o seu perfil como franqueado: o de planejador.

O fim de um ciclo e o início de uma era

No dia 30 de dezembro de 2022, a empresa em que Ralphe atuava como PJ (em agências de marketing) encerrou seu contrato.

Em 2023, ele não queria reviver os desgastes de processos seletivos nem repetir o que viveu no ano anterior e, foi nesse momento, que se lembrou daquela aula da faculdade sobre franquias.

Como já tinha um dinheiro investido, decidiu usá-lo para empreender, mas com cautela, pois o futuro multifranqueado da Maria Brasileira estava prestes a fazer o investimento da sua vida!

E como você não corre riscos empreendendo? Quando você tem o apoio de uma franquia!

Escolhendo a franquia certa

Ralphe passou a estudar muito sobre franchising, assistiu a vídeos e fez um levantamento das empresas que mais despertaram seu interesse.

Foi nesses estudos e pesquisas que encontrou a Maria Brasileira e enxergou na marca características que tinham tudo a ver com seu perfil profissional e algumas de suas grandes paixões: muita comunicação e lidar com pessoas!

Os critérios de escolha

Ralphe foi criterioso ao tomar sua decisão. Para abrir uma franquia, ele buscava:

  1. Algo que se identificasse
  2. Preferência por microfranquia
  3. Algo em modelo home office
  4. Empresa certificada pela ABF
  5. Produtos ou serviços sem sazonalidade
  6. Produtos ou serviços sem nichos específicos

Clique aqui e assista ao momento em que Ralphe fala sobre seus critérios!

A Maria Brasileira foi cumprindo item por item do seu checklist e se mostrou a franquia ideal.

No entanto, o que realmente fez o Ralphe bater o martelo foi acreditar no produto da marca, afinal é um serviço essencial e simples, que pode ser profissionalizado.

A aquisição da primeira unidade

Ralphe adquiriu sua primeira unidade, de Nova Lima/MG, por meio de repasse. Fez questão de entender o motivo da venda: entrou em contato com o franqueado anterior e descobriu que se tratava de questões pessoais. Assista ao momento em que Ralphe fala do repasse.

Então, viu uma oportunidade real de realizar seu sonho de empreender.

Após um ano e meio de operação em Nova Lima, sentindo segurança na marca e comprovando o suporte da franqueadora, decidiu dar um novo passo: abriu a unidade de Sete Lagoas/MG.

Da operação para a expansão

Hoje, Ralphe reside em uma cidade e opera suas duas unidades da Maria Brasileira, em Nova Lima e Sete Lagoas, oferecendo os seguintes serviços:

  • Limpeza residencial
  • Passadoria
  • Limpeza empresarial (terceirização e pacote)
  • Limpeza pós-obra
  • Limpeza técnica (vidros, pisos, etc.)
  • Recrutamento e seleção

Identificação com a marca e valores em sintonia

Ralphe vê sinergia entre a cultura da Maria Brasileira e seu perfil como investidor.

“Eu estudo muito sobre franquias e vejo que tem muitas no mercado que querem só crescer em unidades (...) Eu vejo que a Maria Brasileira tá preocupada em ter qualidade para os franqueados”.

Ele também destaca que a franqueadora oferece diversas ações para manter os franqueados conectados ao mercado e atualizados: encontros regionais, convenções e conteúdos frequentes para ajudar cada unidade a se destacar.

“A Maria Brasileira foi um divisor de águas na minha vida, tanto na parte profissional (...) quanto na vida pessoal”. 

Para finalizar, Ralphe deixa um conselho para quem está buscando empreender no franchising:

“A gente tem que arriscar (...) tem que sair da zona de conforto (...). Minha dica é: tenha um planejamento, estude a franquia, converse com outros franqueados da empresa que você quer ser franqueado, porque eles vão te passar exatamente o que é o serviço e como é feito, porque não existe isso de crescer sem trabalhar (...). Hoje eu trabalho muito!”

Confira na íntegra o podcast:

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