Como harmonizar a casa: Feng Shui para seu lar e sua vida

Saiba o que é e aprenda como o Feng Shui pode transformar a energia da sua casa e conheça dicas simples para harmonizar o ambiente!

Imagem do autor Rafaela Lopes
Por Rafaela Lopes

Em 16 de dezembro de 2025 às 07h00

Compartilhe com outras pessoas: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Imagem principal para o artigo Feng Shui: 5 formas de aplicar a técnica de decoração chinesa em sua casa e garantir boas energias da Maria Brasileira

Que cuidar da casa é, muitas vezes, uma forma de cuidar de si mesmo, você já sabe. O ambiente em que vivemos reflete muito em nosso estado emocional e, com isso, pequenas mudanças podem transformar o dia a dia. 

Para isso, existem inúmeras técnicas que podem ajudar a equilibrar lar e mente. Uma delas é o Feng Shui, uma prática milenar chinesa que busca equilibrar as energias dos espaços para promover saúde, prosperidade e harmonia.

Mais do que uma técnica de decoração, o Feng Shui é uma filosofia de vida. Se você ainda não conhece a prática ou quer saber mais a fundo sobre esse universo, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos te contar tudo sobre a arte milenar!

Vamos lá?

O que é o Feng Shui e de onde ele vem?

Originário da China há mais de 3 mil anos, o Feng Shui significa, literalmente, “vento e água”. Esses dois elementos representam o fluxo natural da energia vital, chamada de Chi (ou Qi). 

Quando o Chi circula livremente por um espaço, ele cria um ambiente equilibrado e acolhedor, quando está bloqueado, pode gerar sensação de cansaço, irritação ou desânimo. 

Com o tempo, o Feng Shui se espalhou pelo mundo e foi adaptado em diferentes culturas. Hoje, ele é utilizado como ferramenta de autoconhecimento e bem-estar, ajudando pessoas a criarem ambientes que favorecem o descanso, a concentração e a prosperidade.

Isso passou a se refletir, também, dentro de nossas casas. A arte do Feng Shui se tornou uma técnica utilizada para a escolha de decorações, arranjos e até o posicionamento de móveis. Tudo para garantir um ambiente mais leve e tranquilo. 

5 técnicas para harmonizar a sua casa

Antes de começar a aplicar o Feng Shui, é importante entender alguns princípios essenciais que regem essa prática. Assim, fica mais fácil de conseguir aplicar ela em nosso dia a dia.

Criamos uma lista para você entender melhor:

1. Livre circulação: 

O Chi precisa fluir, assim como o ar e a luz natural, por isso, evite o acúmulo de objetos e móveis que bloqueiam passagens. 

2. Equilíbrio dos cinco elementos: 

O Feng Shui é regido por 5 elementos: fogo, terra, metal, água e madeira. Cada um representa uma força da natureza e deve estar presente de forma equilibrada na casa.

3. Cores e formas:

Nessa arte, até as cores têm significados energéticos. Tons terrosos transmitem segurança, enquanto o azul e o verde trazem calma e crescimento.

4. Espelhos e iluminação: 

Para o Feng Shui, espelhos ampliam a energia e a luminosidade, mas devem ser posicionados com cuidado, nunca refletindo portas ou camas diretamente.

5. Desapego: 

Segundo o Feng Shui, objetos quebrados ou sem uso retêm energia parada. Descartá-los é abrir espaço para o novo entrar.

Mas como aplicar o Feng Shui em cada cômodo?

Cada ambiente da casa possui um papel especial na harmonia do lar segundo essa prática, por isso, é muito importante se atentar a um de cada vez, para garantir que todos os espaços estejam conversando entre si.

  • Sala de estar

A sala de estar é um ambiente que deve favorecer a convivência e o acolhimento de quem  vive ali. Por isso, opte por sofás voltados uns para os outros, iluminação suave e plantas naturais, que ajudam a manter o equilíbrio da energia.

  • Quarto

Um espaço bastante pessoal, que deve ser usado para relaxar, por isso, evite muitos eletrônicos, mantenha a cama acessível dos dois lados e use cores suaves, como azul-claro ou bege. 

  • Cozinha

Considerada um dos pilares de toda a casa, a cozinha representa prosperidade. Mantenha o fogão limpo e em bom estado, pois ele simboliza a riqueza material.

  • Banheiro

Por estar ligado ao escoamento da água, o banheiro pode dispersar energia. Para equilibrar, mantenha portas e tampas de vasos sempre fechadas e aposte em plantas que purificam o ar.

  • Entrada de casa

É o “cartão de visita energético” da casa. Uma entrada limpa, bem-iluminada e com cheiros agradáveis atrai boas vibrações!

Praticar o Feng Shui é mais do que mover móveis, é criar uma atmosfera onde a vida flui com leveza. Reprodução: Internet
Praticar o Feng Shui é mais do que mover móveis, é criar uma atmosfera onde a vida flui com leveza. Reprodução: Internet

Feng Shui é sinônimo de bem-estar

Entender essa prática é entender que a casa é uma extensão de quem somos e que o bem-estar começa nos pequenos gestos do dia a dia.

Se você quer mais dicas para transformar seu lar em um espaço cheio de boas energias, acompanhe as publicações da Maria Brasileira no Instagram e no YouTube.


Compartilhe: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Precisando de limpeza?

CONTRATE JÁ

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.