5 dicas de como organizar sua organizar sua casa nova
Mudar de casa é um momento especial, que pode ser cansativo, mas com algumas escolhas simples, é possível tornar esse processo mais leve!
Em 12 de novembro de 2025 às 08h07
Nesse artigo você encontra:
Você já morou em muitas casas? Se sim, sabe que a mudança nunca é fácil! Mudar de lar pode ter inúmeros significados: o início de um novo ciclo, a realização de um sonho e a quebra de uma antiga rotina. Mas, entre caixas e móveis, é comum que a gente sinta uma certa ansiedade e até mesmo estresse, afinal, são muitas coisas para resolver.
Contudo, esse processo nem sempre precisa ser algo aterrorizante. Por aqui, na Maria Brasileira, já chegamos a falar algumas vezes como nossa casa tem papel essencial na nossa saúde mental.
Afinal, a forma como nos organizamos nesse momento pode influenciar diretamente no nosso bem-estar e, felizmente, existem métodos que nos ajudam a deixar momentos desafiadores, como uma mudança, mais fáceis.
Pensando nisso, se você está na fase de trocar de casa ou planeja fazer isso futuramente, separamos uma lista com 5 dicas que vão te ajudar a se encontrar na organização do seu novo lar, de uma maneira fácil e simples. Confira!
1. Comece pelo essencial
Nos primeiros dias na casa nova, o ideal é focar apenas no que realmente vai ser usado. Roupas, itens de higiene, utensílios de cozinha e remédios serão itens que você irá utilizar com mais frequência ou precisar, portanto, manter isso “à vista” será uma grande ajuda.
Para facilitar, uma dica é preparar uma ou duas caixas nomeadas como “uso imediato”.
Essa organização evita a frustração de abrir várias caixas até encontrar uma escova de dentes ou uma panela, por exemplo. Além disso, começar pelo essencial ajuda o corpo e a mente a se adaptarem mais rápido ao novo espaço.
2. Organize um cômodo de cada vez
Ao se mudar, é comum querer resolver tudo de uma só vez, mas tentar arrumar todas as “pendências” ao mesmo tempo só aumenta a sensação de sobrecarga e faz parecer que nada está, de fato, resolvido.
Por isso, nesse momento, uma boa estratégia é escolher um cômodo por vez para dar atenção. Por exemplo, você pode começar pelo quarto, garantindo o conforto na hora de dormir e, em seguida, focar na cozinha, já que ela é essencial no dia a dia.
Realizar essa divisão dá a sensação de progresso a cada etapa concluída, o que traz aquele sentimento de “realização” quando vemos cada cantinho da nossa casa pronto.
3. Pense na praticidade
Você já ouviu falar de organização funcional? Esse é o nome dado quando organizamos a nossa casa pensando na facilidade do dia a dia. Ou seja, cada objeto tem um lugar estratégico para ficar, de acordo com a frequência de uso e a praticidade.
Assim, a casa fica não só bonita, mas também prática, economizando tempo e reduzindo o estresse. Por exemplo, na cozinha, pratos e talheres de uso diário podem ficar nas prateleiras mais baixas, sendo essas mais fáceis de alcançar.
Ao mesmo tempo, os itens de uso eventual podem ser guardados em locais mais altos, já que não serão utilizados com a mesma frequência. No banheiro, dê preferência por cestos ou caixas transparentes para os produtos de higiene, assim, vai ficar mais fácil ver e pegar o que você precisa. As manhãs corridas agradecem!
A organização diminui o estresse ao "procurar as coisas" e aumenta a sensação de ordem
Essa escolha de organização tem impacto direto no bem-estar. Uma reportagem do portal Terra, por exemplo, aponta que a bagunça visual está ligada a níveis mais altos de ansiedade.
Enquanto isso, ambientes organizados favorecem a calma e o equilíbrio emocional!
4. Use organizadores para otimizar espaços
Em uma casa nova, é comum ter a sensação de que o espaço nunca é suficiente. A boa notícia é que, com alguns auxílios, é possível ter um melhor aproveitamento dos ambientes sem precisar de reformas.
Uma dica para quem deseja ter mais espaço em meio a “bagunça da mudança” é apostar em organizadores. Caixas transparentes, cestos, divisórias de gaveta e prateleiras são aliados simples que ajudam cada coisa a ter o seu lugar.
Na cozinha, por exemplo, potes identificados com o nome de cada produto ajudam a evitar desperdício e deixam os alimentos sempre visíveis. Já no banheiro, nichos e caixas facilitam o acesso a itens de uso diário.
São coisas simples, mas que geram uma grande diferença, ajudando sua mente a relaxar.
5. Faça uma limpeza geral antes de mudar
Antes de levar caixas e móveis para o novo lar, que tal reservar um tempo para uma faxina completa? Esse cuidado garante não apenas higiene, mas também a sensação de começar em um espaço realmente renovado.
Limpar paredes, janelas, pisos e até os cantinhos menos visíveis evita acúmulo de poeira e traz mais saúde para quem vai morar ali. Além disso, a limpeza do nosso lar tem ligação direta com o nosso bem-estar e saúde mental.
Ou seja, começar a vida na casa nova com tudo limpo é também um jeito de cuidar da mente e do coração! Nesse momento, você pode chamar a Maria Brasileira, pois nós somos especialistas em limpeza pré e pós mudança!
Mudando após reforma ou casa nova? A limpeza pós-obra da Maria pode te ajudar
Além da limpeza pré e pós mudança, você sabia que a Maria Brasileira conta com um serviço especial para limpeza pós-obra? O serviço é oferecido por várias de nossas unidades e ajudam a remover restos, como pó de construção, manchas, resíduos de tinta e até aquelas sujeirinhas escondidas em frestas.
Com esse serviço você não precisa se preocupar com esse processo e pode ter o auxílio de uma empresa especializada!
Se você quer deixar sua casa ainda mais organizada e limpa, nossas matérias no blog podem te ajudar! Siga nosso Instagram e inscreva-se no YouTube para não perder nenhuma dica!