5 hábitos de organização que deixam sua mente mais leve

Você sabia que pequenas ações no dia a dia têm o poder de transformar sua vida? Entenda como trazer mais equilíbrio para sua casa e sua saúde mental!

Por Rafaela Lopes

Em 10 de novembro de 2025 às 12h13

Nesse artigo você encontra:

Se você acompanha o nosso blog, sabe que a organização de casa não significa apenas manter tudo em ordem. Na verdade, esses pequenos gestos do cotidiano funcionam também como formas de gerar autocuidado.

Aqui, na Maria Brasileira, já mostramos como a faxina funciona como um processo terapêutico e até mesmo como pequenas ações no dia a dia podem influenciar positivamente na sua saúde mental.

No entanto, ter a iniciativa para dar o pontapé nesses hábitos pode ser difícil, afinal, estamos sempre vivendo uma rotina e sair dela não é tão fácil como parece. Se você sente essa dificuldade de organização, não se preocupe, estamos aqui para ajudar.

No artigo de hoje, separamos 5 hábitos simples, que vão te ajudar a transformar não só a sua casa, mas também a sua vida. Vamos lá?

1. Arrume a cama todos os dias

Acordar e arrumar a cama logo cedo pode ser mais importante do que parece. Além de sinalizar ao cérebro que o dia começou, esse gesto traz uma sensação de ordem e até mesmo de “controle” sobre o ambiente.

2. Varra a casa

Varrer a nossa casa é uma atividade considerada “simples”, mas com grandes pontos positivos. Ao realizar essa ação, estamos movimentando não apenas o nosso corpo, mas também a nossa mente.  

Além disso, motivamos certas regiões do cérebro, que ajudam a manter a saúde cognitiva, principalmente em pessoas de faixas etárias mais avançadas.

3. Separe o lixo de casa

Você sabia que está exercitando seu cérebro com a simples ação de separar o lixo de casa? Isso porque trabalhamos pontos como a atenção, a memória e a tomada de decisão ao identificar materiais e escolher seu destino. Ou seja, é uma forma simples de cuidar do planeta e do bem-estar pessoal. 

4. Guarde os objetos espalhados

Sabe quando você chega do trabalho e sua mente não consegue descansar mesmo estando em casa? Isso pode estar relacionado ao acúmulo de objetos espalhados pela mesma. 

Ter itens “jogados” pelo ambiente trazem uma sensação de poluição visual, deixando seu cérebro estimulado e impedindo ele de relaxar. Por isso, guardar os objetos ajuda a trazer esse modo tranquilo e diminuir o estresse.

5. Se cobre menos

Quando estamos falando de autocuidado, isso também envolve se permitir falhar e aceitar que nem tudo será perfeito. Cobrar demais de si mesmo gera frustração e ansiedade, algumas vezes mais que a própria bagunça em si.  

Então, seja gentil consigo mesmo, a mudança não virá do dia para noite, mas se levada com leveza, não irá demorar para estar presente! 

Casa limpa traz paz

De acordo com o portal Terra, os malefícios de um ambiente desorganizado afetam diretamente a nossa saúde, inclusive a mental. Viver em um local assim pode trazer consequências preocupantes, como o aumento dos níveis de estresse, por exemplo. 

Já a organização, mesmo em pequenos gestos, ajuda a trazer sensação de controle e favorece a nossa mente, a deixando mais “calma”. 

Por isso é tão importante tirar um tempo, mesmo que seja curto, para dar atenção a essa parte. Assim, você estará cuidando de si mesmo por dentro por fora!

Para quem ama manter a casa sempre impecável, nosso blog está cheio de dicas de limpeza e organização. Não deixe de seguir nosso Instagram e se inscrever no YouTube para mais conteúdos incríveis!

Arrumar a cama ao acordar é um pequeno gesto que já muda o clima do dia. Reprodução: Internet

Compartilhe:

Quer saber mais sobre as franquias da Maria Brasileira?

SEJA UM FRANQUEADO

Essa publicação ajudou você?

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.

Mais artigos relacionados a e Saúde e Bem-Estar

O poder do silêncio: como reduzir ruídos dentro de casa melhora a saúde mental

Cheiros e bem-estar: como aromas em casa influenciam humor e disposição

Casa limpa, mente leve: como a faxina impacta diretamente no seu bem-estar emocional

Rotina agitada? Aprenda a desacelerar o corpo e a mente para dormir bem!

Menos alergias, mais energia: como as plantas transformam seu bem-estar